Ust-Kut é uma cidade na Rússia que se tornou uma cidade em 1954 e é o centro administrativo do distrito de Ust-Kut na região de Irkutsk.
A cidade está localizada aproximadamente a 510 quilômetros ao norte de Irkutsk e situa-se na parte central da região onde os rios Lena e Kuta se encontram.
A população de Ust-Kut é de 36.918 pessoas em 2021.
Esta cidade é uma das primeiras colônias russas na Sibéria Oriental e foi fundada em 1631 sob o nome de forte Ust-Kutsky. Durante muito tempo, foi utilizada como um lugar de exílio político. Em 1974, a cidade tornou-se o ponto de partida para o projeto de construção do Komsomol da União, conhecido como a Linha Principal Baikal-Amur.
Ust-Kut é também um importante centro de transporte onde se cruzam rotas ferroviárias, fluviais, aéreas e rodoviárias. Esta cidade inclui o porto de Osetrovo, que foi anteriormente o maior porto fluvial da URSS e serviu como ponto de transbordo para mercadorias em direção ao norte. Uma indústria importante na cidade é a exploração madeireira e a produção de hidrocarbonetos.