As Cataratas do Niagara são um conjunto de três cascatas localizadas na parte sul do desfiladeiro do Niagara, que se estende pela fronteira entre Ontário, no Canadá, e o estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
A maior destas três cascatas é chamada de “Horseshoe” (Ferro de Cavalo) e está localizada exatamente na fronteira entre os dois países. Também é chamada de Cataratas Canadenses.
Duas cascatas menores, “Cataratas Americanas” e “Cortina de Noiva“, estão localizadas dentro dos Estados Unidos. A cascata “Cortina de Noiva” é separada da “Horseshoe” pela Ilha Goat, e as “Cataratas Americanas” são separadas pela Ilha Luna. Ambas as ilhas estão no estado de Nova Iorque.
Formadas pelo rio Niagara, que flui do Lago Erie para o Lago Ontário, esta cascata combinada tem a maior descarga de qualquer cascata na América do Norte, com uma queda vertical de mais de 50 metros.
Durante as horas de pico das cataratas durante o dia, mais de 168.000 metros cúbicos de água por minuto passam pela sua crista. A Horseshoe é também a cascata mais poderosa da América do Norte em termos de taxa de fluxo.
As Cataratas do Niagara são conhecidas pela sua magnífica beleza e servem como uma fonte valiosa de energia hidroelétrica. Gerir o equilíbrio entre recreação, uso comercial e uso industrial deste local natural único tem sido um desafio para aqueles que o têm gerido desde o séc. XIX.
As Cataratas do Niagara estão localizadas a 27 quilómetros a noroeste de Buffalo, em Nova Iorque, e a 69 quilómetros a sudeste de Toronto. Esta cascata encontra-se entre as cidades gêmeas de Niagara Falls, em Ontário, Canadá, e Niagara Falls, no estado de Nova Iorque, EUA.
As Cataratas do Niagara foram formadas após a retirada dos glaciares no final da última era do gelo, quando a água dos recém-formados Grandes Lagos começou a romper a Escarpa do Niagara, movendo-se em direção ao Oceano Atlântico.