O Parque das Estátuas de Chiang Kai-shek é uma coleção de monumentos ao falecido Presidente da República da China (ROC), Chiang Kai-shek. Eles podem ser encontrados quase em todos os lugares em Taiwan, desde parques a escolas e bases militares, e geralmente são feitos de uma liga de bronze, embora o material possa variar de lugar para lugar.
A partir de 1999, algumas dessas estátuas foram removidas, e um intenso debate sobre o seu destino começou em 2007, à luz das iniciativas governamentais lideradas pelo Partido Progressista Democrático (DPP), que defende a independência de Taiwan. Isso levou a protestos e oposição em meio a questões de cultura e história.
Desde então, as estátuas de Chiang Kai-shek foram movidas para um local central e instaladas no parque memorial, onde se encontra a câmara web.
A realocação dos monumentos de Chiang Kai-shek foi proposta como um caminho alternativo para resolver disputas e também inspirou a criação de uma iniciativa semelhante para os monumentos confederados. Juntamente com a construção de novos monumentos de Chiang Kai-shek, ocorreram incidentes de vandalismo, geralmente coincidindo com o aniversário do Incidente de 228.