O Dia da Independência da República da Moldávia é um importante feriado nacional dedicado à adoção da Declaração de Independência e à efetiva separação da URSS. Tem o estatuto de feriado público oficial e, para os cidadãos, é um dia de descanso.
A 27 de agosto de 1991, a Grande Assembleia Nacional reuniu-se na SSR Moldava, durante a qual o parlamento tomou a decisão histórica de ratificar a Declaração de Independência.
Neste dia, o Presidente da Moldávia dirige-se à nação com um discurso de congratulação. Celebrações festivas são organizadas não apenas na capital Chisinau, mas também em várias cidades do país.
Nas zonas rurais, as celebrações incluem frequentemente feiras e vendas, bem como concertos, e em muitos centros urbanos, são instaladas atrações e barracas de jogos para entretenimento público. Em Chisinau, as principais celebrações têm lugar na Praça da Grande Assembleia Nacional.
Durante estes feriados, os centros culturais demonstram costumes populares tradicionais.
O clímax do Dia da Independência é assinalado por um espetacular espetáculo de fogos de artifício que ilumina o céu noturno.