Basílica de São Francisco em Assis.
É uma das seis grandes basílicas católicas e a principal Igreja dos Franciscanos. A Basílica está localizada em Assis, Itália, e está incluída na lista do património mundial da UNESCO.
A Basílica é nomeada após o grande asceta e fundador Francisco de Assis. Francisco veio de uma família rica e era o único herdeiro de toda a fortuna, mas renunciou a tudo para seguir o Cristo mendicante. Os seguidores de Francisco existiam em total pobreza, seguiam o sermão e a estrita obediência – a mendicidade não interferiu na influência da ordem e na acumulação de riqueza em nome da ordem.
Após a morte de Francisco em 1226, ele foi canonizado e a construção do mosteiro começou em 28. A construção foi concluída em 1239 e tornou-se imediatamente o centro espiritual da ordem. A Basílica é construída no estilo gótico italiano, a Igreja está localizada em 2 níveis. A Igreja também possui um campanário de 60 metros.
A Basílica é também famosa pelo fato de ter sido pintada pelo famoso Giotto di Bondone juntamente com seu mestre. O Giotto, artista e arquiteto italiano, tornou-se o fundador da escola de pintura italiana, muitos turistas vêm ver a pintura do grande artista. Aqui, o aluno superou seu mestre.
Em 1997, ocorreu um terremoto aqui, 4 pessoas foram mortas, algumas das frescos das paredes da basílica foram destruídas e desmoronaram. Restauradores trabalharam longamente e meticulosamente para restaurar os frescos, conseguiram restaurar 80% mas 20% está perdido para a humanidade para sempre. Como o progresso tecnológico não para, há uma oportunidade única de ver os fragmentos perdidos do mural graças a um modelo tridimensional transmitido pelo Vice-reitor – basta usar óculos especiais.
Desde 1970, o mosteiro está fechado e o Instituto Teológico está localizado aqui.
Fatos interessantes e chave da vida de Francisco de Assis
- Francisco renunciou a uma rica herança em favor da mendicidade.
- Francisco destacou-se pela sua atenção aos pobres e zelo em ajudá-los.
- Francisco tinha um medo pânico de leprosos, mas quando Francisco veio a Cristo, superou seu medo.
- Francisco carregou as feridas do Cristo que adorava.