Ponte delle Guglie, uma das pontes de Veneza, atravessa o Canal de Cannaregio.
Esta ponte é a única em Veneza, feita de pedra e decorada com obeliscos (guglie) nos cantos. Em 1285, uma ponte de madeira foi erguida neste local, que em 1580 foi substituída por uma estrutura de pedra. Em 1777, a ponte atual foi construída. Fica na área de San Jeremia, perto da estação de comboios e do ponto onde o Canal de Cannaregio se junta ao Grande Canal.
Em 1823, a ponte foi reconstruída, e então nos seus cantos apareceram obeliscos espiralados, conhecidos como “guglie”. Esta decoração única pode ser vista por todos os que ficam em um hotel perto de Veneza. A ponte está localizada no Campo San Jeremia, não muito longe da estação ferroviária e da confluência de dois famosos canais venezianos – o Grande Canal e Cannaregio.
A localização da ponte delle Guglie em Veneza é num ponto conveniente, ao lado do qual existem muitos objetos importantes: a estação ferroviária de St. Lucia, a poucos metros da confluência do Canal de Cannaregio no Grande Canal, um monumento histórico – o gueto veneziano, assim como muitos palácios e praças.
O distrito de Canareggio, onde se encontra a ponte delle Guglie, é a área mais populosa de Veneza entre os outros seis distritos, e também a segunda maior. É também a área mais ao norte e o Canal de Canareggio foi a principal rota de transporte durante muito tempo, antes do advento da linha ferroviária que a ligava ao continente.