Uummannaq é uma cidade e o centro administrativo de uma antiga comuna com o mesmo nome, localizada no norte de Groenlândia Ocidental, que agora faz parte da mais ampla comuna de Kaasuitsup.
Na câmara web direcionada para o heliporto de Uummannaq, pode-se assistir ao que está a acontecer neste lugar.
Situada numa ilha de 12 km² ao norte da Ilha Disko, Umanak encontra-se a 590 km ao norte do Círculo Polar Ártico, tornando-se o terminal de ferry mais ao norte da Groenlândia.
A cidade foi fundada pelos dinamarqueses em 1763, por instruções do gestor da colónia Bruun. Desde o início da exploração de carvão em 1778 na área de Kaarsut e da operação da pedreira de mármore em Maarmorilik de 1933 a 1971, a extração de chumbo e zinco foi adicionada até 1990. A produção de halibute enlatado, juntamente com a caça e a pesca, é uma das fontes de emprego para a população local.
Em 1935, o arquiteto Helgi Boysen-Miller construiu a igreja em granito, embora a maioria dos edifícios da cidade tenha sido criada no estilo tradicional em turfa. Os voos de helicóptero para Umanak são operados pela Air Greenland, uma vez que a cidade em si é demasiado pequena para fornecer um serviço aéreo regular.