Brooks Falls é uma cascata localizada no Parque Nacional e Preserve de Katmai, no Alasca. Situada no Rio Brooks, a duas milhas e meia (cerca de 4,2 km) do Lago Brooks e à mesma distância do Lago Naknek, esta cascata tornou-se famosa pelo seu fenómeno único: os salmões superam a sua altura de 6 pés (aproximadamente 1,8 m) numa tentativa de alcançar os seus locais de desova no Lago Brooks.
É por causa desta característica que o local se torna o centro de atração para grandes populações de ursos pardos que aqui vêm caçar salmões em desova. Os ursos pardos costumam reunir-se à volta da cascata de julho até início de setembro, apresentando uma visão indescritível para os observadores. Em julho, o número de ursos na cascata atinge o seu pico, podendo ser vistos até 25 ursos ao mesmo tempo. Eles capturam salmões ao saltar sobre a cascata para obter mais alimento dos salmões que sobem.
História
Antes de o Acampamento Brooks ser estabelecido em 1950, o número de ursos perto das quedas era menor do que é hoje, e os observadores podiam ver no máximo 6–7 ursos ao mesmo tempo. A presença da caça foi acompanhada por um aumento no número de ursos, enquanto a atração das quedas era a pesca de salmão. No entanto, com o controle da proibição da caça e a introdução de vigilância, o número de ursos aumentou quatro vezes em comparação com as taxas especiais.
Em termos de matéria particulada, foram encontrados restos arqueológicos datados de cerca de 9.000 anos atrás no local, um dos restos mais antigos na América do Norte. Devido ao uso da Ponte de Bering, acredita-se que algumas das primeiras pessoas a chegar da Rússia possam ter estabelecido um assentamento aqui. Os nativos americanos locais ainda mantêm o seu modo de vida na área conhecida como Savonoski Old Place, reunindo alimentos e vivendo na região.
Apesar da presença de artefatos antigos perto da cascata, o foco continua a ser os ursos e os salmões. Normalmente, até dez ursos podem ser observados na cascata ao mesmo tempo, e até 43 ursos foram vistos em um único dia.