Mirror Lake, localizado nas Montanhas Adirondack, no norte de Nova Iorque, EUA, é um corpo de água oligotrófico e pristino caracterizado por um pH quase neutro. O lago cobre uma área de cerca de 0,50 km² e a área da bacia hidrográfica é de 3,00 km². Dentro da bacia hidrográfica, o desenvolvimento ocupa 27%, 51% é floresta, 2% são zonas húmidas e 20% é água superficial.
Este lago tem uma profundidade máxima de 20 m e uma profundidade média de 4,3 m. Está localizado na vila de Lake Placid, perto do centro da cidade de North Elba, em Essex.
A Iniciativa de Monitorização Abrangente do Mirror Lake foi iniciada em 2016 como uma colaboração entre a Associação do Rio Ausable e o Instituto da Bacia Hidrográfica de Adirondack. A monitorização é realizada quinzenalmente durante a época de águas abertas e mensalmente quando o lago congela.
Esses esforços de monitorização incluem a coleta de amostras de água da superfície e do fundo para análise química, com foco em clorofila-a, nutrientes e metais. Além disso, durante cada visita de amostragem, perfis verticais de temperatura, oxigénio dissolvido, condutividade específica e pH são registados a intervalos de 1 metro ao longo da coluna de água.