A Central Nuclear de Zaporozhye (ZNPP) está localizada na zona estépica, às margens do Reservatório de Kakhovka, na região de Ucrânia.
A ZNPP ocupa um lugar importante entre as centrais nucleares, sendo a maior da Europa e a nona maior do mundo. Faz parte de um vasto complexo industrial com uma área de 8 km², que inclui seis reatores de potência refrigerados a água (VVER-1000), bem como três centrais de energia térmica (carvão e gás) e a cidade de Energodar.
Desde 1996, a Central Nuclear de Zaporozhye é gerida pela Empresa Nacional de Geração de Energia Nuclear Energoatom.
A decisão de construir várias centrais nucleares na Ucrânia, incluindo a ZNPP, foi tomada pelo Conselho de Ministros da URSS em 1978. Para garantir a acomodação e o trabalho de centenas de funcionários da central, foi criada uma “cidade satélite” chamada Energodar, que contribuiu para o notável desenvolvimento da região. O projeto da ZNPP foi aprovado em 1980.
A primeira fase da construção incluiu quatro unidades de potência com reatores de água pressurizada VVER-1000 e uma capacidade total de 4000 MW. A seção do reator da primeira unidade de potência foi lançada a 1 de abril de 1981, e a instalação do reator começou no final de 1982. O lançamento da primeira unidade de potência ocorreu a 9 de novembro de 1984.
As unidades dois, três e quatro foram comissionadas em 1985, 1986 e 1987, respetivamente. O equipamento para a ZNPP foi produzido em empresas em Volgodonsk, São Petersburgo e Kharkov.
Os reatores VVER-1000 foram fabricados nas “Fábricas Izhora” em Leningrado, turbinas a vapor com uma capacidade de 1000 MW foram produzidas pela Fábrica de Turbinas de Kharkov, turbogeradores foram fabricados na fábrica Elektrosila, e máquinas de reabastecimento resistentes a sismos MPS-1000 foram criadas na empresa “Atommash”.