Farol de Lindesnes (norueguês: Lindesnes fyr) é um farol costeiro localizado no cabo com o mesmo nome, no extremo ponto sul do continente norueguês. É também o farol mais antigo ainda em funcionamento na Noruega, originalmente construído a 27 de fevereiro de 1655.
Câmara web direcionada para o farol de Lindesnes
O farol ocupa uma posição proeminente no Estreito de Skagerrak, que conecta o Mar do Norte ao Mar Báltico, perto da cidade de Lindesnes. Este farol atrai muitos visitantes no condado de Vest-Agder (até cem mil convidados anualmente). Em 2004, foi inaugurado um museu perto do farol, que também serve como um centro cultural.
Cabo Lindesnes desempenha um papel importante na navegação entre as costas rochosas da Noruega e as praias arenosas da Dinamarca no Estreito de Skagerrak, onde nevoeiro, mau tempo e correntes marítimas fortes são comuns.
A área do cabo é conhecida como o local de numerosos naufrágios, por isso foi decidido construir aqui o primeiro farol da Noruega. Em 1655, o Rei Frederik III da Dinamarca emitiu um decreto concedendo a Powel Hansønn de Kristiansand o direito de erigir um farol no Cabo Lindesnes.
A construção deveria ser financiada por fundos arrecadados através de impostos sobre os navios que entravam nos portos noruegueses a sul e a leste de Bergen. Apesar das dificuldades causadas por tempestades e atrasos, foi construído uma torre de madeira de três andares com 30 velas, mas o rei ordenou que fosse apagada no ano seguinte.