Uma webcam ao vivo com vista para o principal porto de cruzeiros de uma das cidades mais pitorescas da Noruega, situada na foz do Storfjord, mostra um dos portos de ferry na Rota Expressa, que é regularmente visitado como parte dos serviços de transporte de passageiros e carga subsidiados pelo governo nesta área do país.
Ålesund, uma das poucas cidades restantes construídas no estilo Art Nouveau, é um destino turístico. Segundo a lenda, Rollo ou Roberto I, o fundador da dinastia de príncipes da Normandia, veio do povoado de Giske, localizado a noroeste de Ålesund.
A distinta paisagem urbana de Ålesund, composta por edifícios de pedra neoclássicos e neo-góticos com relevos, torreões e brasões, foi moldada pela tragédia. Na noite de 23 de janeiro de 1904, a cidade foi quase completamente destruída por um severo incêndio. Embora apenas uma pessoa tenha morrido no incêndio, mais de 10 mil ficaram sem-teto.
A restauração da cidade foi realizada por um arquiteto que era um defensor do estilo Art Nouveau, que era popular na época na Europa. O financiamento para a restauração da cidade foi parcialmente fornecido pelo Kaiser alemão Wilhelm II, que frequentemente passava férias na área em torno da cidade. A maioria dos edifícios da cidade foi construída entre 1904 e 1907, e detalhes arquitetónicos como torreões, agulhas e outras características interessantes tornaram Ålesund uma das cidades mais únicas da Noruega, atraindo muitos turistas.